Formação 1 Dezembro Lisboa

Formação “O Pequeno Buda” – Meditação para crianças

 

CENTRO – Lisboa – Sábado – 1 de Dezembro

 

“Uma oportunidade de fazer parte da mudança de consciência mundial”

 

Após o grande êxito das 7 edições anteriores, é com muito gosto que voltamos ao Centro de Portugal para mais uma formação sobre meditação para crianças no âmbito do projecto O Pequeno Buda. Esta formação será facultada por Tomás Mello Breyner-fundador do projecto, por Raquel Canhão e Diogo Meneses. Destina-se a todos aqueles que pretendem guiar meditações com crianças a partir dos 4 anos. Professores, auxiliares, psicólogos, pediatras ou famílias, todos são bem-vindos a participar. Para além de aprenderem várias meditações para crianças vão também ter a oportunidade de fazer parte do projecto O Pequeno Buda, implementando este nas vossas escolas.

 

Esta formação será dividida em duas partes:

1ª Parte: Manhã – Introdução à Meditação

10:00 – 13:30

 

Nesta primeira parte iremos abordar os princípios básicos da meditação, pois só quem entende e sente o que é a meditação poderá então ensiná-la de forma correcta.

Vamos ensinar o que é a meditação na sua essência e também várias técnicas de meditação para que assim os participantes possam sentir aquela que preferem praticar depois em casa.

Pretendemos também nesta parte da manhã desmistificar a meditação, ou seja, dar a entender que a meditação é uma prática holística, intrinseca ao ser humano e que não tem de estar ligada a nenhuma religião.

Faremos várias meditações ao longo da manhã, queremos que todos os participantes sintam na pele o que é meditar! Vai ser uma manhã profunda, mágica e transformadora 🙂

 

Almoço: O almoço não está incluído no preço, podem trazer de casa ou almoçar num dos vários restaurantes perto do espaço (existem opções vegetarianas e económicas)

 

2ª Parte: Tarde: Meditação para Crianças

14:30 – 18:00

A seguir ao almoço vamos então focar no nosso objectivo principal: a meditação com crianças.

Após termos entendido e sentido a meditação de uma forma geral, vamos nesta segunda parte mergulhar na meditação para os mais novos.

Vamos ensinar que existem vários tipos de meditação consoante a idade da criança. Serão ensinadas variadíssimas técnicas para que assim os participantes possam aplicar as que mais gostam.

Vamos falar sobre os maiores desafios que encontramos quando meditamos com os mais pequenos e também vamos distinguir entre meditações de mindfulness, relaxamento, concentração e gestão emocional.

Iremos explicar como funciona o projecto O Pequeno Buda para que possam inserir o projecto na vossa escola ou zona de trabalho.,

No final do dia será feito um circulo de partilha e será entregue um diploma assinado pelo formador e uma taça tibetana.

Sobre os formadores:

Tomás Mello Breyner, fundador do projecto e autor do livro “O Pequeno Buda”,nasceu em Portugal a 15 de Dezembro de 1988. A sua vida mudou quando foi viver para Nova Iorque e se dedicou por completo ao estudo e à pratica de Yoga. Desde então Tomás tem viajado pelo mundo em busca de conhecimento sobre a arte de viver. É na India onde passa mais tempo, e é lá que perto dos grandes mestres aprende tanto yoga como meditação. Hoje é certificado pela Yoga Alliance com 500 horas de treino e tem o seu próprio estúdio de Yoga na Comporta, Portugal. Tomás é um sonhador, aventureiro e apaixonado pela vida. Para ele cada dia deve ser vivido como se fosse o último. Foram estas características que o levaram a criar o projecto “O Pequeno Buda”. Actualmente trabalha com 20 escolas em Portugal, com cerca de 5000 crianças e já formou mais de 200 pessoas. +É tambem orador em congressos, encontros, festivais e fez parte do grupo de oradores do TEDx Lisboa em 2017.

 

Raquel Canhão:

Raquel Canhão Nasceu em Lisboa a 17 de Março de 1978. Pratica Yoga c/ consciência desde 2012 e desde então o Yoga tornou-se parte integrante na sua vida como mãe, mulher e professora. Trabalha há dezanove anos com crianças de creche, pré-escolar e necessidades educativas especiais. Para além disto é professora de Yoga para crianças certificada pela escola SunShine Yoga, formação no projecto “O Pequeno Buda” de Tomás de Mello Breyner e curso de instrutora de Yoga certificada pela Yoga Aliance 200 horas de treino. Raquel é criativa, intuitiva, alegre, amorosa e respira o mundo infantil de corpo e alma.

Diogo Meneses:

Diogo Calado Urban de Meneses nasceu em Portugal, dia 13 de Abril de 1988.
Tirou uma Licenciatura em Psicologia no ISPA – Instituto Universitário, o interesse pela educação, levou-o a escolher o Mestrado em Psicologia Educacional. Têm uma formação em Meditação para Crianças, uma formação em Terapia Ocupacional pelas Artes e um Curso de Escrita Criativa.
Acredita que a escola é um reflexo da sociedade. Um local onde se estabelecem várias relações interpessoais, onde exploramos e construímos importantes elementos da nossa identidade pessoal e social. Por esse motivo, defende que uma educação integral, a par de investir no desenvolvimento intelectual das crianças, deve também priorizar o seu desenvolvimento sócio-emocional, elementos que se influênciam mutuamente e que são imprescindíveis à aprendizagem. Como tal, crê ser necessário criar condições, que tal como o projecto “Pequeno Buda”, suportem as crianças na construção de competências cognitivas, comportamentais e sócio-emocionais, necessárias no seu dia-a-dia.
Além da meditação, têm uma grande paixão pelas artes, como o teatro, a escrita e a pintura, tendo já dinamizado diversos ateliers de expressão artística com crianças de várias idades. Gosta de actividades ao ar livre que lhe proporcionem contacto com a natureza, tal como surf e a escalada. É professor de surf desde 2010.

Local:

A Villa Helena na Estefânia em Lisboa, foi o local escolhido para o evento. Não poderiamos ter encontrado melhor lugar do que esta linda casa com um mágico jardim no centro de Lisboa. É um lugar especial com a energia certa para este tipo de formações. Para quem nunca foi à Villa Helena, então terá uma maravilhosa experiencia. Morada: Tv. Escola Araújo 24, 1150-141 Lisboa . Telefone: 21 135 0871 www.villahelena.pt/

 

INSCRIÇÃO: Solicite ficha de inscrição em geral@opequenobuda.com

 

 

 

Muito obrigado e até já!